No renascimento, a preocupação era com os ângulos, era preciso que o espaço fosse compreendido de todos os ângulos visuais, resultantes de uma justa proporção dos componentes arquitetônicos do edifício. Por essa preocupação, a principal característica da arquitetura renascentista foi a busca de uma ordem e de uma disciplina que superassem o ideal de infinitude do espaço das catedrais góticas.
A catedral de Santa Maria del Fiore, projetada por Filippo Brunelleschi é uma das construções que mais traduzem esse ideal. A construção iniciou-se em 1296, com Arnolfo di Cambio. Em 1369, a catedral estava concluída, mas o espaço octogonal que seria coberto por uma cúpula continuava em aberto. Em1420, Brunelleschi foi encarregado com a tarefa de projetar tal abóbada, e a solução ficou tão natural com o edifício, que parecia ter sido concebida no projeto original
Outro projeto que traduz esse ideal, de forma mais evidente, é a capela Pazzi, que também foi projetada por Brunelleschi. Para essa construção usou-se uma planta simétrica: um quadrado central, com um domo acima dele, e dois espaços laterais ao quadrado, transformando-o num retângulo. Sua fachada compõe-se de um pórtico com seis colunas coríntias de fuste liso que sustentam um entablamento retangular.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYj3HiCoWUlpc3iG6B9AlJ5WVzE36l1t28UNQYaGfo2f472Z9QBZkAkDm9Rdv4UKSA09aXam5u2wNOAo9lMQC_4fQBybhga66W5xBT5-mjj9sDhbm0qS5qdxUCt5eKmtGpGsEHcCg8Ehw/s1600/%C3%8Dndice.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário